Estelionatários tentam aplicar golpe na prefeitura de Diamantino

0
68

Estelionatários tentaram aplicar golpe se utilizando de 11 cheques falsos em nome da prefeitura de Diamantino (208 km ao Médio Norte). Segundo a secretaria municipal de Finanças, o prejuízo seria de R$ 500 mil. A Polícia Civil já está investigando o caso.

De acordo com secretário de finanças, José Claudinei Espinola, as contas da prefeitura são checadas diariamente pela Tesouraria como procedimento de segurança. Durante a ação, os servidores verificaram, no extrato de uma das contas, a programação de pagamento de cheques que sequer haviam sido emitidos.

Os cheques foram depositados em contas de pessoas físicas em outros estados, como São Paulo e Paraná. A prefeitura, então, acionou o Banco do Brasil que bloqueou a compensação dos cheques.

“Ao fazer a conferência diária, nosso tesoureiro se deparou com uma situação que chamou muito a atenção: um cheque de alto valor que seria descontado na conta do município. Automaticamente, ele tomou as providências. Ligou para o banco e pediu que a compensação daquele cheque fosse suspensa. Posteriormente, apareceram outros cheques. Ao todo, foram 11 e todos com altos valores”, disse o secretário.

As cópias dos cheques foram enviadas à prefeitura e descobriu-se que as fraudes eram grosseiras, já que os cheques emitidos ilegalmente são muito diferentes dos cheques emitidos pela prefeitura.

Os cheques emitidos pela prefeitura são impressos em uma impressora especial. Além disso, levam os carimbos e assinaturas do prefeito Eduardo Capistrano e do tesoureiro Claudimar da Luz.

Já os cheques fraudados foram escritos à mão e foram assinados “de qualquer jeito”. “Temos procedimentos padrão de segurança. O cheque é feito em uma impressora térmica. São duas assinaturas, com dois carimbos, ou seja, procedimento de segurança padrão de ente público. Já fizemos boletim de ocorrência para que a Polícia Civil tome todas as providências legais cabíveis”, encerrou o secretário. (Com informações da assessoria da Prefeitura)

Comentários