Seduc e Seaf ampliarão “Horta Pedagógica” para mais 40 escolas da zona rural

0
37

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), ampliarão a “Horta Pedagógica”, iniciativa que prevê o cultivo de hortas em escolas da zona rural, para mais 40 unidades, até o início do próximo semestre.

Nesta quinta-feira (05.04), o secretário Marco Marrafon recebeu o titular da Seaf, Suelme Evangelista, na sede da Seduc para detalhamento da medida. Atualmente, a iniciativa já é desenvolvida em 68 das 145 escolas rurais.

Conforme Suelme, nas 40 unidades a serem englobadas pela iniciativa, serão instaladas estufas de 48 m² para o cultivo de todo o tipo de hortaliças. A produção será voltada ao consumo das próprias comunidades escolares.

“Além de servir para reforçar a alimentação escolar, a ‘Horta Pedagógica’ educa as crianças para as boas práticas da produção sustentável”, pontuou Suelme.

Para o desenvolvimento da iniciativa, cada escola receberá R$ 15 mil. O valor total dos recursos será dividido entre Seduc e Seaf.

A professora Sônia Gonçalina Pereira, uma das responsáveis pelo projeto, explicou que os professores das escolas possuem a formação adequada para ensinar as técnicas de cultivo das hortas aos alunos. Estudantes de todas as turmas poderão participar do programa, esclareceu Sônia.

Segundo ela, a iniciativa funcionará como um laboratório, servindo toda a comunidade escolar.

“Acreditamos que a ‘Horta Pedagógica’ é um valioso recurso para abordar a Educação no campo, por meio de uma metodologia prática e reconstrutiva, de valorização e de respeito ao meio ambiente, a partir do uso racional dos recursos. É uma boa oportunidade de aprendermos inteligentemente com a terra, uma que vez que cultivar hortas com carinho é como recompensar a natureza ”, ressaltou a professora.

Fonte:mtgov

Comentários