Parceria vai viabilizar o ensino do empreendedorismo nas Escolas Municipais de Diamantino

0
92

Diretoras e coordenadoras das escolas da rede municipal assistiram, na manhã desta quarta-feira (04), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, à apresentação de projeto desenvolvido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O projeto “Empreendedorismo e Educação” tem como objetivo despertar nas crianças a vontade de empreender. A gestora estadual do programa Educação Empreendedora, do SEBRAE, Viviane Pozzolo, explica como funciona. “Esse é um projeto que a gente leva a cultura do empreendedorismo para dentro das escolas. O principal benefício e trabalhar os comportamentos e atitudes empreendedoras para que estes jovens possam ter, ‘lá na frente’, uma oportunidade no mercado de trabalho. Se diferenciarem dos demais”, explica.

O projeto é inteiramente gratuito para o Município. A gestora do SEBRAE esclarece como funciona a dinâmica da parceria. “A gente firma essa parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação. E as escolas que tiverem interesse, vão aderir ao projeto. A gente [SEBRAE] vai fazer a formação dos professores, e eles vão multiplicar a metodologia com seus alunos. O custo é zero. Não tem curso nenhum para o município. Apenas a contrapartida do professor, que deve replicar os conhecimentos junto aos seus alunos”, esclarece.

No final do ano, as turmas e escolas que participam do projeto, montam uma feira, na qual expõem os produtos que desenvolveram. “A culminância do projeto é na ‘Feira do Jovem Empreendedor’, onde eles vão vender os produtos que eles desenvolveram ao longo do ano” afirma.

O prefeito Eduardo Capistrano comentou sobre a importância de estimular o empreendedorismo nas crianças, para que possam ter mais oportunidades no futuro. “Cada vez mais as pessoas têm a necessidade de saber empreender. Aquelas que tem essa qualidade, se sobressaem sobre as demais. Por isso nós queremos que nossas crianças já tenham essa visão, de empreendedor”, ressalta.

Donata Glorinha, assessora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria de Educação, disse que o projeto de Empreendedorismo e Educação tem tudo para emplacar em Diamantino. “Nossas Escolas já trabalham com projetos. Mas este, apresentado pelo SEBRAE, é fundamentado. São oferecidos recursos para os alunos e para os professores, que são os livros. Está tudo muito bem aprofundado. Queremos trabalhar de uma forma diferenciada, nessa gestão. Estamos buscando e fazendo bastante coisa para que a escola sinta a presença da comunidade, da família. Este projeto também vai trazer a família para a Escola. Então, será de grande valia”, enfatiza.

A diretora da Escola Municipal Décio Furigo, em Deciolândia, Elcy Bahia Batista, aprovou o projeto e pretende implementá-lo. “Gostei da proposta. Foi bem explicado. E despertou o interesse em levar para a escola. Acredito que não teremos dificuldade em transmitir o projeto para nossa equipe”, adianta

Comentários