Sindusmad consolida grande caravana do norte de Mato Grosso no Florestal Tech

0
27

De 18 a 20 de outubro o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), participou do 1º Florestal Tech, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, assim como os demais sindicatos patronais madeireiros do Estado. O evento teve como objetivo a apresentação de novas tecnologias e mercados para a madeira nativa em três dias de palestras técnicas, rodadas de negócios e exposições de produtos florestais de madeira nativa do Estado.

Mais de 20 empresários associados ao Sindusmad participaram do evento, tanto como participantes dos eventos técnicos, quanto expondo seus produtos.

O presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch, o Zico, que expôs decks, pisos, forros e jogos de mesas, considera que o evento foi excelente. “O primeiro passo foi dado. O caminho é esse. Conseguimos apresentar o quanto o segmento está trabalhando e se organizando junto aos órgãos de controle, a exemplo da Sema.  Considero ainda que foi excelente a participação de diretores e associados”, observou o presidente.

A Madeireira Guaraciaba com mais de 35 anos no mercado, pertencente ao empresário e associado Nádio Pasinato, levou para a exposição diversos modelos de portas de madeiras nativas. Portas em madeiras maciças, também portas entalhadas através de trabalho artesanal, com destaque em madeiras da espécie cedro amazonense e cedrinho. O trabalho desenvolvido utiliza madeira curta evitando o desperdício e incentivando a sustentabilidade da floresta. Produtos como lambril, rodapé e alisar foram expostos através de um painel rústico que obteve destaque com suas peças trabalhadas com produtos sustentáveis e de aproveitamento, no estande do Sindusmad pela empresa GTO Madeiras, do empresário e ex-presidente do Sindusmad Gleisson Tagliari.

Já o empresário Diones Marcos, da Madeireira Gramados, que expôs bistrôs, mesas e cadeiras desenvolvidas através do aproveitamento madeiras e comercializadas em todo o país avaliou como positiva a participação dos sindicatos madeireiros unidos e expondo uma grande variedade de produtos. “Foram palestras de grande conhecimento na área de wood frame e madeiras laminada colada que nos surpreenderam sobre a capacidade de alcance da madeira nativa”, destacou.

Para o executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, o evento foi muito positivo. “Representamos muito bem a região da base de atuação do Sindusmad a partir do estande com produtos comerciais proveniente das nossas madeireiras. Houve procura de produtos, troca de contatos. Além disso, associados que participaram elogiaram o conhecimento transferido a partir das palestras apresentadas”, concluiu Marinho.

O Florestal Tech discutiu o atual cenário econômico, tendências, oportunidades e novas tecnologias para o setor da madeira nativa e foi promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem); Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e teve o apoio do Instituto WWF Brasil, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e Federação das Indústrias de Mato Grosso, a Fiemt.

 

 

Fonte Cristiane Oliveira / Assessoria

Comentários