Saúde prepara ações para campanha do Maio Vermelho

A Prefeitura de Sinop, por meio do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, prepara para este mês as ações alusivas ao Maio Vermelho, voltadas ao diagnóstico precoce e prevenção do câncer de boca. Os trabalhos serão realizados nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a grande maioria dos casos são diagnosticados tardiamente, com lesões já em estágio avançado, além de ser o 6º tipo de câncer mais incidente mundialmente, perfazendo 10% dos casos de câncer diagnosticado, o que é um número de casos muito significativo e que indica a necessidade do planejamento e realização de campanhas periódicas para orientação da população, capacitação de profissionais se faz necessária.

Na campanha do Maio Vermelho a temática será abordada pelas equipes de saúde bucal nas unidades envolvendo servidores e também pacientes que buscam atendimentos nos postos de saúde.

Segundo o Setor de Saúde Bucal, entre os dias 28 de maio e 01 de junho serão realizadas ações de maneira mais enfática nas unidades de saúde e os pacientes examinados com necessidade de uma avaliação com cirurgiões dentistas especialistas, serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e passarão por consultas, exames e encaminhamentos necessários.

Câncer de boca – O câncer de boca afeta lábios e parte inferior da cavidade oral, e as regiões mais acometidas são língua, orofaringe, assoalho de boca (região debaixo da língua), bochecha, palato duro (céu da boca) e lábios. As principais causas da doença são: hábitos de tabagismo; etilismo e exposição à radiação solar.

Quando há a combinação de hábitos de tabagismo e etilismo, o risco de aparecimento de lesões se eleva. Má higiene bucal e uso de próteses mal adaptadas são agravantes da doença.

Ao sinal de qualquer anormalidade na boca o cirurgião-dentista tem que ser consultado, deve-se atentar para o aparecimento de feridas que não cicatrizem em 15 dias, lesões ulceradas que são indolores e não sangram, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em lábios ou bochecha, dificuldade de falar, mastigar ou engolir, emagrecimento acelerado, dor e presença de ínguas.

Com atitudes simples como consultas regulares ao dentista e uma boa higiene bucal pode-se prevenir o agravamento das lesões e agir em tempo para prevenir o câncer de boca. Hábitos saudáveis com uma dieta equilibrada, realização de autoexame além do uso de protetor solar inclusive nos lábios, não utilização de cigarro e álcool colaboram para a prevenção dessa patologia.

O diagnóstico precoce colabora para melhoria da sobrevida do paciente. Nesse sentido a divulgação do tema e realização de campanhas sistemáticas colabora para diminuição dos casos e agravos.

 

 

Fonte Assessoria

Comentários