MT volta a ter saldo positivo de vagas de emprego em abril, aponta estudo

0
89

Mato Grosso voltou a registrar mais contratações do que demissões no último mês de abril. No total, 26,8 mil pessoas foram contratadas e outras 26,2 mil foram demitidas no período, o que representou um saldo positivo de 599 vagas. Em março esse balanço havia ficado negativo em 5,7 mil postos de trabalho.

No Brasil, as admissões superaram as demissões em 59,8 mil vagas e o saldo foi positivo pela segunda vez no ano. Os dados compõem o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta terça (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os oito setores avaliados são: extrativa mineral, indústria de transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços, administração pública e agropecuária. Cinco desses oito registraram saldo positivo em Mato Grosso no mês passado.

O melhor ramo foi o da construção civil. Foram 2,6 mil contratações e 1,4 mil demissões, um saldo positivo de 1,1 mil vagas.

Do outro lado, o pior setor foi a agropecuária. Mesmo com a supersafra, foram contratadas aproximadamente 6 mil pessoas e outras 7,5 mil foram dispensadas, gerando um saldo negativo de 1,4 mil vagas.

No ano

Dos quatro meses analisados até agora, Mato Grosso teve saldo positivo em três. Em janeiro, o balanço foi o melhor do ano e ficou positivo em 10 mil vagas, seguido por fevereiro (4 mil) e o último mês de abril (599). Até agora somente em março o registro ficou negativo.

Em todo o ano o balanço de empregos em Mato Grosso está positivo em 9,6 mil vagas, sendo que 122,5 mil pessoas foram contratadas e outras 112,9 mil dispensadas.

O melhor setor em 2017 é o de serviços. Foram 34,6 mil contratações e 30,2 mil demissões, gerando um resultado positivo de 4,8 mil vagas.

O pior ramo da economia – e o único que está negativo no ano – é o comércio. Ao total, 33,3 mil pessoas foram admitidas e 33,9 mil foram dispensadas nesse período, gerando um balanço negativo de 640 vagas.

Municípios

Entre os municípios presentes no Caged, os que tiveram melhor saldo de empregos em abril foram Cuiabá, com um saldo positivo de 914 vagas, seguido por Barra do Bugres (429) e Campo Verde (236).

Do outro lado da balança ficaram Nova Mutum (-148), Lucas do Rio Verde (-96) e Barra do Garças (-65).

 

 

Fonte Rdnews

Comentários