Governo lança Caravana da Transformação em Sinop, aproximadamente 20 mil pessoas devem ser atendidas

Foto: Rudy Roger

De 21 de maio a 2 e junho a Caravana da Transformação estará em Sinop com todos os serviços oferecidos a populança, serão realizadas cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio e yag laser, alem de serviços de cidadania como emissão do RG, emissão/atualização do Cartão SUS, emissão do Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Carteira de Pescador Amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito. O Estádio Gigante do Norte ficou definido como o local para realização do evento que pretende realizar  7 mil cirurgias e cerca de 20 mil atendimentos no geral.

A regulação de pacientes, necessária para o atendimento será feita pelo Governo do Estado em parceria com as Secretarias Municipais. Para fazer a regulação, basta  o cidadão apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de endereço atualizado e o Cartão do SUS. O paciente realiza um cadastro e já sai com o encaminhamento, com data e horário para a consulta. O atendimento preferencial é para pessoas acima de 55 anos, mas pessoas mais jovens que possuem encaminhamento médico também são reguladas.

Foto: Assessoria

As consultas, exames e cirurgias oftalmológicas serão realizadas entre os dias 21 de maio a 2 de junho. A programação conta também com serviços de cidadania. Além de Sinop, também serão atendidos pacientes regulados em Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato,Tapurah, Vera e União do Sul.

Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata recebem ainda o acompanhamento pós-operatório sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e trinta dia depois do procedimento cirúrgico. No caso da cirurgia de pterígio, o paciente realiza somente um atendimento pós-operatório, 24 horas depois da intervenção cirúrgica.

Foto: Rudy Roger

José Arlindo Oliveira – Secretario do Gabinete de Assuntos Estratégicos e Coordenador da Caravana da Transformação acompanhado do Secretário Chefe da Casa Civil – Julio Cezar Modesto, Secretário de Governo – Domingos Sávio Boabaid Parreira, alem de representantes do Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB), Deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), Adilson Oliveira Kovakski representou do Deputado Baiano Filho (PSDB),  Presidente do PSDB/Sinop – Fernando Assunção, Presidente da Câmara Municipal de Sinop Ademir Debortoli (MDB), e vereadores Dilmair Callegaro, Ícaro Severo e Luciano Chitolina (PSDB), Billi Dal’Bosco (PR) e Leonardo Visera (PP) participaram do lançamento da Caravana de Transformação em Sinop.

CIRURGIAS:

A cirurgia de catarata, carro-chefe da Caravana é o procedimento mais longo, mas ainda assim dura em torno de cinco minutos. O cirurgião faz um corte pequeno, precisamente 2,75 milímetros, e assim é realizada a quebra do cristalino por meio de um aparelho ultrassom e em seguida é realizada a aspiração fragmentada. Após este passo, é implantada uma lente intraocular, o que garantirá a nova visão do paciente. Não é necessário nenhum tipo de ponto para o fechamento do corte.

Popularmente conhecido como “limpeza da lente”, o Yag Laser é indicado para pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata. Mas o médico explica que este procedimento é o rompimento de uma membrana incolor que com o tempo se torna opaca. O corte da cirurgia de Yag Laser, como o nome já diz, é feito com um laser, que atravessa a superfície do olho e atinge a camada mais interna. Por isso não é necessária uma anestesia intensa, apenas um colírio pode resolver.

A cirurgia de Pterígio, uma formação carnosa, é bastante simples, sendo que o procedimento inclui a raspagem e o corte dessa protuberância. O médico explica que a técnica mais comum não necessita de ponto, sendo realizada a cicatrização normalmente, mas dependendo da extensão do Pterígio, o ponto é realizado, caso ele seja considerado grande.

 

Da redação Rudy Roger

Comentários