Com a Presença de Secretários de Estado o projeto SEMEAR é lançado em Sinop

0
707

Nesta quarta (19), foi a cerimonia de lançamento do projeto SEMEAR, que tem como Objetivo ressocializar através do trabalho reeducandos que estão cumprindo pena no Presídio Ferrugem em Sinop. O Projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Sinop, Governo do Estado e Justiça.

Os detentos irão trabalhar em uma área de 4,5mil metros quadrados para cultivo de legumes e hortaliças como:  pepino, Alface, Rúcula, aumerão, couve entre outras, neste primeira experiência 10 pessoas estarão trabalhando, com o serviço desenvolvido no local os reeducandos poderão ajudar financeiramente suas famílias e diminuir suas penas, já que a legislação atual diz que a cada 3 dias trabalhados, é descontado 1 dia da pena aplicada ao condenado.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos Coronel Airton Benedito Siqueira Junior e o Secretário de Agricultura do Estado, Suelmi Fernandes, a Prefeita de Municipal de Sinop Rosana Martinelli (PR), Deputado Federal Nilson Leitão, Vereadores  e outras lideranças participaram do evento.

O Secretário  Coronel Siqueira Junior disse que é investido cerca de R$ 70 milhões por ano com a alimentação dos reeducandos em Mato Grosso, sendo que só em Sinop R$ 650 mil, e agora com a parceria entre Governo e a iniciativa privada estes produtos produzidos pelos detentos será comprada, mostrando que é possível a parceria Pública Privada não só em Sinop como em outras regiões do Estado.

“Este é um projeto piloto fantástico, temos que usar este modelo e implantar em outras regiões, são mais 32 duas penitenciárias e este tipo de ação da mais dignidade ao detento e o ajuda neste momento em que ele está sendo reeducado para o convívio com a sociedade.” Disse Coronel Siqueira.

Para a Prefeita Rosana Martinelli (PR), esta parceria mostra que quando os poderes andam juntos sem vaidade o benefício para a sociedade é muito maior.

“Quando assumi a prefeitura me comprometi em governar para todos, e para isso não podemos ter vaidade ou lado político, nosso partido maior é Sinop e nosso povo, esta parceria entre Justiça, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e empresas está possibilitando uma nova oportunidade para aqueles que estão cumprindo sua pena com mais dignidade e esperança.” Disse Rosana Matinelli.

O Juiz de Direito Dr. João Manoel Guerra, afirmou que este é um sonho antigo que agora se torna realidade, pois está é a missão da justiça reeducar o cidadão.

São projetos como o SEMEAR que nos mostra o caminho a seguir, a justiça não se alegra em condenar uma pessoa e não reeduca-la, agora estas pessoa que estão trabalhando, aprendendo uma profissão alem de ter algo para dedicação do seu tempo de fato estão sendo ressocializados para a comunidade, e quando saírem daqui poderão seguir suas vidadas com mais dignidade e fora da criminalidade, este é nosso maior objetivo.” Garantiu João Manoel Guerra.

Os produtos produzidos no Projeto Semear tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e toda produção será adquirida por uma empresa de conservas da cidade e um rede de supermercados.

Da redação Rudy Roger

Comentários