Centenas de pessoas participam de Palestra sobre autismo na Câmara Municipal de Sinop

Aconteceu na noite desta sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Sinop um evento sobre o autismo, realizado pela Associação de Apoio e Reabilitação dos Autista de Sinop AARAS. Centenas de pessoas de pelo menos cinco municípios participaram das palestras (Sinop, Lucas do Rio Verde, Vera, Feliz Natal e Cláudia), lotando o auditório da Câmara de Sinop.

Ao todo foram cinco palestras para orientar tanto familiares que tem pessoas com a doença como também profissionais que trabalham na área, todos buscando mais conhecimento para lhe dar melhor com os pacientes portadores desse transtorno. Dr. Rossana Koteeki – Medica Neuro Pediátrica, Adriana Peres – Neuropediatra, Paula Vilas Boas – Terapeuta Ocupacional, Maria Julia – Fisioterapeuta Neurológica e Célia Regina Marcari Caetano – Pedagoga Especialista em Educação Especial.

As centenas de pessoas que acompanharam as informações passadas pelas palestrantes saíram satisfeitas com os conhecimentos adquiridos no evento e acreditam que poderão melhorar ainda mais a maneira de lhe dar com os pacientes com esse transtorno.

“É importantíssimo esse evento, não é um assunto que tem muitas informações para nós, na verdade essa é uma doença silenciosa e que as pessoas tem dificuldade de lhe dar com ela seja por falta de conhecimento ou até mesmo diagnostico da mesma, fico feliz de poder participar e a partir de agora lhe dar ainda melhor com o assunto.” Disse Ana Maria que participou do evento.

Para os organizadores o evento foi um sucesso e mostra o quanto as pessoas tem interesse em buscar mais informações sobre o Autismo.

“Quero parabenizar todos que vieram aqui no evento foi um sucesso, faltou cadeira para tanta gente que veio dos municípios vizinhos buscar conhecimento, não posso deixar de agradecer a Câmara Municipal pelo evento em nome do Vereador Dilmair Callegaro e todos os outros apoiadores que tem nos ajudado.” Disse a Presidente da Associação de Apoio e Reabilitação dos Autista de Sinop AARAS.

A Doença

O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.  Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões. Uma pesquisa atual realizada neste ano do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que o autismo atinge ambos os sexos e todas as etnias, porém o número de ocorrências é maior entre o sexo masculino (cerca de 4,5 vezes).

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Quanto antes o Autismo for diagnosticado melhor, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação.

 

Da redação Rudy Roger

Comentários