Conselho Municipal de Política Cultural de Sinop elege novos membros

0
125
Vinte pessoas, representando os diferentes segmentos culturais (artístico, produção cultural), a sociedade civil e os poderes público Executivo e Legislativo, vão integrar o Conselho Municipal de Política Cultural de Sinop pelos próximos dois anos. Os novos membros foram definidos durante eleição na noite desta quarta-feira (05), realizada dentro do Chamamento Cultural, evento organizado pela Diretoria de Cultura da Prefeitura de Sinop.
Do total de cadeiras, dez destinam-se aos conselheiros titulares e, a outra metade, aos suplentes. Das 20 vagas totais no Conselho dez serão ocupadas por membros da sociedade e que foram eleitos mediante votação aberta. Todos haviam se inscrito ao pleito durante a noite de trabalho.
Conselheira titular eleita com 77 votos, a artista plástica Mari Bueno lembrou que o trabalho integrado entre os profissionais de diferentes áreas estimula a criação de uma agenda comum. “Nossa característica é a diversidade cultural, mas a união de todos os artistas, de todas as áreas da arte, vai fortalecer e, aos poucos, vamos definir uma identidade cultural mais forte para o município”, declarou. Mari Bueno será a vice-presidente do Conselho no biênio.
Presente no evento, a prefeita Rosana Martinelli (PR) destacou o papel do Executivo no fomento e incentivo às práticas culturais, a partir da inserção da área cultural sob o guarda-chuva de atuação da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. “Estamos trabalhando muito forte com a Cultura. Ao contrário do que muitas pessoas pensavam que, com a junção com a Educação, a gente ia deixar de ter cultura, hoje estamos tendo uma parceria muito boa e que está funcionando”, lembrou a gestora.
Conforme explica o diretor de Cultura de Sinop, Daniel Coutinho, o Conselho Municipal de Política Cultural atuará na deliberação de projetos desta área, norteando as decisões e o uso de recursos provenientes do Fundo da Cultura. Coutinho também integrará o Conselho, em uma das vagas indicadas pelo Poder Executivo. A presidência estará sob sua responsabilidade.
“Os conselheiros municipais de cultura, depois eleitos, terão um grande papel pela frente para definir as diretrizes das políticas públicas de cultura”, lembrou o presidente, referindo-se também ao diálogo com o segmento cultural sinopense. Juntos, os conselheiros devem definir o plano de atuação.
Chamamento Cultural
No Chamamento Cultural foram cadastrados artísticas de diferentes segmentos, produtores culturais, entre outros interessados na promoção da Cultura em Sinop.
O evento desta quarta-feira contou, ainda, com a presença dos vereadores professora Branca (PR) e Luciano Chitolina (PSDB).
Confira, abaixo, a composição completa do Conselho Municipal de Cultura.
Indicação pelo voto popular
Titulares
Mari Bueno – 77 votos
Paula Nascimento – 57 votos
Celita Schneider – 49 votos
Cleber Nunes – 44 votos
Iderlei Rosaneli – 42 votos
Suplentes
Klaus Henrique – 33 votos
Marcia Ana – 29 votos
Rosa Carolina – 26 votos
Cleverson Godoi – 26 votos
Vanelda Araújo – 24 votos
Indicações
Poder Executivo
Titulares
Daniel Coutinho
Iara Knabben
Adriano Eulálio Araújo
Suplentes
Veridiana Paganotti
Germano Wolkeis
Silvia Centena
Poder Legislativo
Titulares
Luciane Cristina Damas Rolim
Dieny da Silva Vieira
Suplentes
Melissa Gomes
Victor Medina
Fonte Assessoria

Comentários