Chefe do Departamento de Cultura de Sinop é afastada e sindicância é aberta para apurar irregularidades

0
10085

A Chefe do Departamento de Cultura Letícia Vieira da Silva, e membros do Conselheiros Municipal de Cultura, são acusados de envolvimento num suposto esquema de desvio de recursos públicos, superfaturamento e deliberação a favor próprio em projetos culturais de Sinop.

A denuncia de irregularidades, que inclusive já foi encaminha ao Ministério Público, ganha força e já trás consequências. Letícia Vieira foi afastada da chefia do Departamento de Cultura nesta sexta-feira (24), e através de portaria publicada no dia 17/03/2017, foi formada uma sindicância para apurar os fatos na então Secretaria de Diversidade Cultural e Conselho Municipal de Cultura, a Comissão é composta por Katiuscia Carnavalho – Presidente, Marilene Port e Daniela S. Constantine – membros.

As irregularidades teriam ocorrido na Gestão do ex-prefeito Juarez Costa (PMDB), e a suspeita que conselheiros, Secretária e políticos participavam do esquema, que tinha como objetivo desviar dinheiro exclusivo para o incentivo a cultura do Município de Sinop.

Segundo a denúncia que está no MP, e feita também a Prefeitura de Sinop, os projetos aprovados pelo Conselho não foram publicados em diário oficial, estes projetos seriam de autoria dos próprios conselheiros ou de “laranjas” e as prestações de contas estariam irregulares.

Além do envolvimento direto de conselheiros em supostas irregularidades e desvio de recursos públicos, a então secretária estaria envolvida em desvio de recursos públicos na ordem de R$ 600 mil, dinheiro que deveria ser usado exclusivamente para a  Decoração Natalina de Sinop em 2016. A ex-secretária com participação de conselheiros e políticos, seria responsável pelo superfaturamento, desvio de recursos e não prestação de contas do dinheiro usado.

Segundo a denúncia, a empresa que executou o serviço foi a Fickert Design com sede em São Paulo, cujo o dono  Rogério Fickert Graciose é conselheiro de cultura. A Lei que proibi que conselheiros pleiteiem qualquer projeto pelo Conselho Municipal de Cultura é clara.

Art. 3º – O Conselho Municipal de Cultura ficará encarregado de averiguação e avaliação dos projetos culturais apresentados.

§ 1º – Aos membros do conselhor Municipal de Cultura não será permitida a apresentação de projetos durante o período que fizerem parte do mesmo.”

Nossa equipe entrou em contato com o Ex-Prefeito Juarez Costa (PMDB), mais não conseguiu êxito. Segundo uma fonte ligada a Juarez, o ex-prefeito apoia as investigações e se diz contrario a qualquer pratica ilícita que possa ter ocorrido em sua gestão, seja na Secretaria de Diversidade Cultural ou em qualquer outra pasta, porem a fonte relatou que Juarez Costa acredita na honestidade de sua ex-sercrária e que tudo será esclarecido a seu tempo.

A Assessoria da Prefeita Rosana Martinelli (PR), disse a reportagem do Site Só Informação, que a Chefe do Departamento de Cultura Letícia Vieira da Silva foi remanejada para resumir o cargo de concurso na Secretaria de Educação e que Letícia teria  pedido afastamento do cargo por questões de Saúde, sobre a sindicância a assessoria não quis se pronunciar.

Da redação Rudy Roger

Comentários